04/11/2011

Bauzão


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura dos tutoriais.


                   Para ver as imagens ampliadas clique sobre elas, com o botão direito do mouse.

                 Há alguns meses fiz uma serie de postagens ensinando a fazer estojos a partir de caixas de papelão para as mais variadas finalidades: porta cd, porta dvd, porta papel de carta, materiais para artesanato, caixas para presentear, para guardar enfeites de natal ... enfim, para todo tipo de artigos mesmo.
                Como moro em uma casa que foi construída para ser casa de praia, portanto os armários são bem simples e de alvenaria, senti necessidade de fazer caixas multiuso. Até porque a umidade acaba com tudo e, para piorar, minha rua é sujeita à enchentes quase bienais....
                Por isso, quando ganhei minha máquina de lavar e os entregadores perguntaram se tínhamos como nos desfazer da caixa, é claro que eu já tinha a resposta pronta: "- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmm!!!"

                A caixa da máquina de lavar virou um bauzão para guardar roupas de cama, especialmente edredons, que são ensacados e depois guardados no bauzão.
               E o bauzão já tem 3 anos e está inteiraço. Tenho outros baus menores, mas que já têm 8 ou mais anos.
               Este baú ficou com 106 x 66 x 58.
          Já fiz este mesmo pap usando caixas destas usadas para transportar biscoito de polvilho tipo Globo e os baús ficaram com 72 cm x 37 x 51. 
          Um deles serve para guardar roupas recém tiradas do varal.




              O primeiro passo é fazer um recorte para fazer a tampa e a aba que abrem e fecham o baú.
              O recorte é feito conforme mostra o risco vermelho da imagem. calcule entre 20 e 25 cm de largura para a aba e corte as quinas nas extremidades desta aba e na lateral seguinte da caixa.




                Depois de recortada, a caixa vai ficar como mostra a imagem acima.
                Aproveite as tiras que vêm dentro da caixa para preencher a falha que ficou ao se recortar a aba e para fazer reforços na frente e nas laterais.




                As laterais menores de qualquer caixa, geralmente, são abas soltas, por onde se retira os objetos transportados pelas caixas. Não recorte estas abas.
               Aplique bastante cola branca entre as abas e coloque pesos, deixando a cola secar por algumas horas. Repita o processo no outro lado.



              Com as peças de papelão que vêm dentro da caixa, recorte o reforço da parte da frente do baú e o arremate que vai fechar o baú.
              Aplique a cola, inclusive nas junções desta tira com as laterais da caixa, e coloque um peso para fixar bem este reforço.



           Depois desta colagem a caixa vai ficar assim, como mostra a imagem. A parte marcada com um "A" é esta aba extra, que depois vai receber o velcro que fechará a caixa.




              Comece a colar os filtros de café pela junção da tampa com a lateral posterior da caixa.
              Deixe secar por algumas horas ou seque com um secador de cabelos.
              Só continue a colar os filtros quando esta primeira carreira estiver muito bem seca.
              Se não estiver muito seca, o movimento de abrir e fechar a tampa para colar os filtros seguintes vai fazer estes primeiros filtros saírem do lugar, prejudicando o acabamento.




                A seguir, cubra toda a tampa, externa e internamente.
                Por fim, cubra laterais e fundo, também interna e externamente.




                Aplique cola branca em toda a caixa, sempre interna e externamente, e depois, um verniz à base de água, que pode ser verniz para concreto aparente, que se encontra em casas de materiais de construção.
                Eu não gosto de usar verniz naval ou qualquer verniz à base de solvente. Muitas vezes estes vernizes deixam os filtros translúcidos e o que estiver escrito nas caixas, pelos fabricantes, fica aparente.

               Depois que o verniz secar, recorte um pedaço de velcro de 2 cm de largura, com 5 cm de comprimento. Centralize o velcro tanto na aba, quanto na lateral frontal da caixa, marque com um lápis a posição correta e aplique cola de contato (cola de sapateiro) tanto no velcro, quanto nas marcações que você acabou de fazer.
               Deixe a cola de contato secar e só então aplique o velcro.
               Para ver melhor como se faz este acabamento, leia Caixas porta dvd e cd.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos todos que chegaram até aqui.
Comentem e compartilhem a sua opinião.
Sintam-se sempre bem-vindos.