"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" Martin Luther King

14/10/2010

Presentes.


              Para ver as imagens ampliadas, clique sobre elas.

              De todos os artesanatos que ja fiz, e foram muitos, o que mais me deu prazer foi trabalhar com reciclagem de filtros de café.
             Ha 6 ou 7 anos resolvi preparar kits de enfeites de natal para presentear 15 familias diferentes: meus pais, meus irmãos e alguns amigos.
             Foi um ano inteiro de trabalho fazendo anjinhos de meia de seda e vestidos de renda e orquideas de biscuit em 4 cores diferentes.
             Além de precisar de tempo para secar as diferentes peças, a grana também estava curta e não foi possível comprar todo o material que usei de uma só vez.
             E por falar em grana, aí apareceu um outro problema: como embalar tantos kits, de uma forma tão caprichada quanto os enfeites que estavam sendo elaborados com tanto carinho?
             Caixas de papelão, destas usadas como embalagem mesmo, poderiam amassar e acabar amassando o conteudo.
             Caixa de MDF, ficaria muito caro, ja que cada kit teria 4 caixas de tamanhos diferentes e ainda precisaria de, no mínimo, um verniz. Mas é claro que eu não colocaria só um verniz. Eu iria decorar!!!
             Então lembrei de ter visto, muitos anos antes, um trabalho com filtros de café reciclado e que eu tinha algumas dezenas de filtros guardados para um dia tentar trabalhar com eles. Fui la onde os havia guardado, comecei e não parei mais, me apaixonei perdidamente pelo trabalho de reciclagem de filtros de café.
             O próximo passo foi procurar caixas de tamanhos compatíveis com o conteudo que cada uma receberia. Graças a Deus, na cidade onde moro ainda é possível conseguir caixas de papelão nos mercados. Em cidades maiores elas geralmente ja têm destino certo.
             Mesmo assim, precisei arrumar contatos em 5 mercados diferentes para conseguir as caixas que queria.
             E para conseguir os papeis de presentes que usei para decorar as caixas?!?!?! Queria papél de presentes com figuras de orquideas para decorar as caixas que receberiam as orquideas e esse foi o papél mais difícil de achar. Depois de procurar em 5 cidades diferentes, descobri que papeis de presente com estampas de orquideas são mais comuns no mes de maio, por causa do dia das mães. Se eu ja tivesse o computador seria mais fácil, mas naquela época, computador era um sonho muuuuuuuuuiiiiito distante.
             Enfim, ai vão algumas fotos das primeiras caixas. As dos anjinhos e das orquideas eu presenteei. As com flores de fuxico e com sinos eu fiz no ano seguinte, mas só para mim.



              Anjinhos com base de cartolina e de bolinha de isopor forrada com meia de seda. Asas também de meias de seda cobertas com glitter e vestidos com renda. Cabelos de kanekalon.




          Orquideas feitas com massa de porcelana fria (biscuit). Descobri, com o tempo, que para cores como o azul e o lilas é melhor comprar a massa ja tingida, porque as tingidas em casa, com tinta à oleo, tendem a perder a cor com o tempo.








  Estas flores eu vi em um programa de televisão e amei. Fiz centenas delas e com o cetim que sobrou fiz mais algumas centenas de flores com 2 cm de largura, para colar como detalhes em outros enfeites. As de pendurar na árvore têm entre 5 e 7 cm.






          Estes sinos eu fiz a partir de cordões de varios metros, que vendem ja prontos para decorar as árvores. Simplesmente soltei todos os sinos, fiz um trançado de fita de cetim número zero, e finalizei com outro tipo de fita.
                               





                   Em momento oportuno farei os passo-a-passo destes enfeites.  
                   Por hora vamos começar com os filtros de café.

Print Friendly and PDF


6 comentários:

  1. São lindas amiga. Amooo caixas, caixinhas...meu guarda roupa tem muuitas caixas que uso p/guardar tudo, mas, todas compradas em papelaria, e nenhuma tão linda como essas, pena que você mora tão longe. Ser artesã é ter um dom artístico, e você certamente tem (ah! e ter muita paciência p/fazer), fui vêr o seu álbum no Picasa e achei os seus trabalhos lindos. Adorei! bjnhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é. Amooooooooo caixas também. Você não faz ideia de quantas tenho. Faço caixinhas até para guardar giz de cera. Vou colocar, esta semana, paps ensinando a fazê-las. Você vai ver que não é difícil, beijos.

      Excluir