"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" Martin Luther King

02/11/2011

Miosótis em crochê





                 Para ver as imagens ampliadas, clique sobre elas com o botão direito do mouse.

                 Bom, na verdade eu não sei se o nome desta florzinha é miosótis, mas me lembro que em um de meus livros escolares havia uma historia contando a origem de umas florezinhas azuis, de 5 pétalas.
                 Mais tarde, quando comecei a fazer crochê, vi estas flores bem delicadas e comecei a fazê-las para decorar os mais variados tipos de blusa e para arrematar outros tipos de artesanato como, por exemplo, a flor de fuxico que uso como pingente de árvore de natal.
                Como são usadas como acabamento, gosto de fazê-las bem delicadas mesmo e de todas as cores.
                Eu uso a linha Rubi Brilhante ou, muito raramente a Clea. A Rubi deixa as flores mais delicadas. E uso a agulha mais fina que eu conseguir usar.




              Este é um exemplo de blusa que costumo fazer.
              É de tricô, ponto arroz com 2 barras verticais em ponto meia, onde é bordado um ramo de arabescos e onde são aplicados os miosótis, que são presos com linha de costura e uma pequena pérola no centro.
             Para arrematar o trabalho, faço a barra horizontal, na cintura, de crochê.



             Este é o fuxico que costumo arrematar com os miosótis.
             Será o próximo pap.
             Geralmente, no fuxico, eu só coloco a flor, mas hoje gostei da ideia de acrescentar a folhinha e gostei.
             Meus fuxicos da árvore de natal já têm uns 5 anos e estão perfeitos.



             Receita da florzinha:

            Esta flor é muito simples.

            1ª carreira: faça 6 correntinhas e feche, em círculo, com um ponto baixíssimo.

            2ª carreira: *faça 2 correntinhas, 2 pontos altos, 2 correntinhas*; repita de *a* 4 vezes, fazendo um total de 5 pétalas. Arremate.

            Costure uma pérola de cor natural ou dourada, no centro, com linha comum de costura, se for colar com cola quente em algum artesanato. Se for prender em alguma blusa, deixe para colocar a pérola na hora de prendê-la na peça. Assim o acabamento fica perfeito.



            Folhas:





            Para fazer as folhas é só seguir o esquema acima, começando pelas correntinhas do centro, uma correntinha para virar, meio ponto alto, 1 ou 3 pontos altos, 6 ou mais pontos altos duplos, 1 ou 3 pontos altos, meio ponto alto e mais 1 correntinha, prossiga fazendo o outro lado, trabalhando em círculo.
            Eu coloquei de "1 a 3 pontos altos e mais pontos altos duplos", porque você pode aumentar o tamanho das folhas apenas aumentando o número de pontos altos e pontos altos duplos.
            Só não esqueça de aumentar também o número de correntinhas de base.
            Algumas vezes eu faço um cabinho. Para isso, depois de terminar os dois lados da folha, faça mais algumas correntinhas e volte fazendo pontos baixos até chegar na base da folha.
            Corte o fio e arremate.
            Aplique a seu gosto!

Print Friendly and PDF


Nenhum comentário:

Postar um comentário