"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" Martin Luther King

15/10/2010

Diferentes tipos de padronagens

                   É possível conseguir diferentes padronagens em filtro de café, inclusive usando tintas à base de água, anilinas e corantes para tecidos.
                  Agora vamos falar de tingimento com café.
                  Abaixo mostro os resultados de 3 técnicas diferentes:


Para ver as imagens ampliadas, clique sobre cada foto com o botão esquerdo do mouse.

     1 A- Filtro seco ao forno, ainda com a borra dentro;
     2 B- Secagem de filtro ao sol, ainda com a borra dentro;
     3 C- Tingimento com café coado.



      Não importa o tipo de tingimento que você escolheu, depois que os filtros secarem, sempre rasgue 0,5 cm em toda volta dos filtros. Fazendo isso, depois que você forrar toda a peça escolhida com os filtros, as emendas desaparecerão totalmente, dando um acabamento bem melhor.

           Guarde as aparas para fazer papél artesanal.
           Se você tiver jardim ou horta, também pode usar as aparas e a propria borra, como fertilizante. Basta misturá-las à terra, em um cantinho de terreno ou em uma bacia e aguardar alguns dias pela decomposição. 



    Filtro seco ao forno, ainda com a borra dentro:

    Puxa, até parece nome de prato culinario chique!




    Guarde os filtros dentro de um pote com tampa. Quando tiver uns 8 filtros ou 10, leve-os para secar.
    Arrume-os, lado a lado, em uma assadeira e leve ao forno alto.
    Depois de alguns minutos, vire os filtros na assadeira. Isso cria manchas bem interessantes.
    Deixe os filtros esfriarem e retire toda a borra de dentro.
    Guarde esta borra para fazer o café que será usado na terceira técnica. Ou use como adubo.



     Secagem de filtro ao sol, ainda com a borra:



  
       Depois de coado o café, pendure os filtros em uma corda de varal separada só para este fim. O café deixa resíduos na corda e não sera nada agradável recolher uma roupa com manchas de café.
     Os filtros secam em 12 h, com tempo mais seco. Levam mais tempo, quando o tempo estiver úmido ou chuvoso.



      Tingimento com café coado:



      Este é o mais trabalhoso, mas é o que menos sujeira faz, ao ser aplicado em uma peça.
      Para começar, faça um café bem forte com a borra que você tiver guardado ou com café novo. Use uma marca forte, costumo usar uma das mais baratas do mercado. 250 g de café tingem 4 ou 5 caixas de 40 filtros.
      1- Comece dobrando 1 cm da borda para dentro de cada filtro. Isso vai impedir que as bolinhas que você vai fazer amassando os filtros, se abram. Se as bolinhas abrirem totalmente ou se você colocar os filtros dentro do café sem amassá-los, o tingimento ficará uniforme, sem as manchas que dão o charme neste tipo de trabalho.
      2- Amasse, formando bolinhas como se você fosse jogá-los no lixo.
      3- Coloque todas as bolinhas em uma panela e pingue um pouco de café, umedecendo todas as bolinhas, mas sem encharcar. Precisamos que a água evapore e só sobre a tintura do café.
      4- Sempre que o café secar e começar a estalar no fundo da panela, pingue mais um pouco de café, bem pouco, o suficiente apenas para soltar os filtros que a esta altura grudaram no fundo da panela.
      Aproveite para esfregar os filtros no fundo da panela, aproveitando a tinta que vai se formando no fundo. Observe como fica o fundo da panela.
      5- Quando os filtros estiverem bem manchados e escuros, passe-os para uma assadeira. Deixe os filtros ficarem bem escuros porque, ao secarem, eles ficarão com uma tonalidade mais clara. A minha experiencia me faz pingar café umas 15 vezes antes de passar os filtros para a assadeira.
      Com a experiencia você vai descobrir o teu proprio caminho e o trabalho vai ficar automático.
      6- Resultado final. Repare como um ficou mais manchado do que outro.
      
     Ao retirá-los da assadeira e abri-los, abra com cuidado, porque eles ficam muito ressecados e rasgam fácil. Mas, mesmo rasgando, guarde os pedaços rasgados porque eles sempre podem cobrir algum cantinho.
      Rasgue 0,5 cm em toda a volta.
      Pode guardar a borra de café por mais de um mês, na geladeira. O café feito com esta borra, mesmo velha, funciona muito bem. Ja tingi centenas de caixas de filtro com este tipo de café.


Print Friendly and PDF


Nenhum comentário:

Postar um comentário