21/10/2010

Caixas porta dvd e porta cd


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura dos tutoriais.
         Um dia, fazendo compras em um supermercado, me deparei com um funcionario repondo potes de margarina Qualy na prateleira. O formato e o tipo de papelão das caixas chamou a minha atenção. 
         É claro que não perdi a oportunidade de pedir as caixas. Sai de lá com mais de 35 caixas...
         Acabei descobrindo que elas são perfeitas para se guardar dvds. O tamanho é exato para se guardar 25 dvds. Só precisei recortar as laterais esquerda e direita em outra caixa de papelão porque estas laterais são recortadas e eu gosto de fazer as minhas caixas com as 4 laterais da mesma altura.
         Não sei se a empresa continua embalando os potes de margarina no mesmo tipo de caixa, então vou dar as medidas e mostrar como cortar em uma caixa maior de papelão. Usei a caixa em que veio a minha televisão nova.
         A propósito, a caixa porta cd também comporta 25 cds.


    
         Medidas das caixas:

                                Porta dvd:         Porta cd:

         1 e 6 -             20 x 37               15 x 26
         2 e 4 -             16 x 20               15 x 15
         3 e 5 -             16 x 37               15 x 26
         7 (aba)-            5 x 37                 5 x 26






      Abra a caixa que você escolheu. 

     





      Desenhe o molde da caixa que você quer fazer, utilizando as medidas acima.

       




          Recorte as peças na caixa de papelão. Lembre-se que as laterais da frente, dos dois lados e do fundo podem ser coladas, mas as 3 faces que compõem a lateral traseira, a tampa e a aba que fecha a caixa têm que ser cortadas em uma só peça. Ler aqui.


       Monte a caixa, usando fita adesiva larga para fechar os quatro lados. Passe cola branca em cada junta interna da caixa, todas as que receberam fita adesiva por fora. Deixe a cola secar totalmente. Geralmente leva umas 12 h para secar. Retire a fita adesiva.



       Caixa montada é hora de cobrir com os filtros de café.
       Comece pela quina entre a tampa e a lateral traseira e cubra toda a tampa, dobrando os filtros para dentro da caixa.
       Deixe a tampa secar bem antes de continuar a colar os filtros na caixa. Se você não esperar este tempo de secagem, o movimento de abrir e fechar a caixa para colar os filtros nas laterais e na parte interna vai fazer os filtros da tampa sairem do lugar, deixando a caixa mal acabada.
       Se estiver com pressa seque com um secador de cabelo ou soprador.

       Para colar os filtros use cola de farinha de trigo. Esta cola facilita o processo, seca mais rápido do que a cola branca e, se você precisar remover algum filtro para recolocá-lo em outra area, permite refazer o trabalho.



       Cole os filtros, interna e externamente, e aplique, agora sim, uma camada generosa de cola branca. deixe secar totalmente e aplique verniz para concreto aparente ou outro verniz à base de água. Ao aplicar o verniz, a cola vai ficar branca novamente, porque ela reage à umidade do verniz. Mas, quando o verniz seca a cola fica transparente novamente.



           Quando a caixa secar totalmente, corte um pedaço de velcro com 4 x 2 cm. Centralize o velcro, tanto na aba da caixa, quanto na lateral da frente da caixa e risque o contorno da tirinha, com um lápis. Verifique se as duas tiras de velcro estão na mesma direção para que, ao fechar a caixa, as duas se encaixem. 
       Aplique cola de contato (de sapateiro) dentro dos retângulos desenhados à lápis e também no verso das tiras de velcro. Deixe a cola de sapateiro secar totalmente e cole as tiras em seus lugares, pressionando para retirar toda bolha de ar. Espere 12 h antes de fechar a caixa, para que a cola seque totalmente.

2 comentários:

  1. Quero adiquiri uma caixa para 25 CDs gostaria de saber o valor


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francisco.
      Que bom que você gostou da caixa, mas eu não vendo. Eu apenas ensinei como fazê-la.
      Esta é a proposta.
      Abraços.

      Excluir

Bem-vindos todos que chegaram até aqui.
Comentem e compartilhem a sua opinião.
Sintam-se sempre bem-vindos.