19/10/2010

Caixas básicas


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura dos tutoriais.
                             Para ver as imagens ampliadas, clique sobre elas,
                                                    com o botão esquerdo do mouse.


        Nem sempre é possível encontrar caixas do tamanho exato que precisamos. Por isso, eu gosto de montar as minhas proprias caixas.
        Procuro caixas grandes, que eu possa recortar. 
        Costumo fazer caixas de 7 faces ou lados. Só quando uso caixas de papelão muito fino é que costumo fazer duas abas extras, para reforço.
        As medidas variam de acordo com o uso que vou fazer das caixas. Em geral, as medidas formam pares, ou seja, existirão sempre dois lados com a mesma medida, pelo menos.
        No desenho acima, as faces 1 e 6 têm a mesma medida, 2 e 4 também, 3 e 5 idem. 
        A face 7 é a aba onde será colado o velcro que fechará a caixa e é a única que terá uma medida única, geralmente 5 cm. Mas você pode colocar a largura que desejar.
        Se você fizer uma caixa com as laterais 2 e 4 quadradas, por exemplo 15 x 15, as laterais 1,3,5 e 6 ficarão com a mesma medida.

          Faça um pequeno desenho, colocando todas as medidas da tua caixa, para você não se perder na hora de recortar a caixa de papelão. Ha um detalhe que é muito importante: para montar a caixa, nos uniremos todas as "paredes/faces" com cola branca e naturalmente estas areas coladas ficarão sem flexibilidade.Então a parte da tampa, a lateral traseira e a aba devem ser cortadas em uma única peça. Se você notar que a caixa de papelão que você tem em mãos não vai dar para cortar o teu molde inteiro, corte as 4 peças que compõem o fundo, as laterais esquerda e direita e a lateral da frente separadas e a lateral traseira, a tampa e a abas juntas ( ver desenho).



     

        Monte a caixa, juntando todas as peças recortadas e usando fita adesiva bem larga, destas usadas para fechar caixas mesmo.



           Por fim, aplique uma camada de cola em todas as junções das peças unidas com fita adesiva. Pode colocar uma camada de cola generosa porque ela some e fica bem fininha depois de secar, imperceptível mesmo. Passe a cola até mesmo na vertical. A cola vai escorrer um pouco mais vai cumprir a sua função.

        Deixe secar totalmente e retire a fita adesiva. A tua caixa básica ja esta pronta.
     
         Basicamente todas as caixas são feitas da mesma maneira. Sómente as caixas maiores levam reforço em 3 lados, mas isso veremos em outros paps.
                                   Mãos à obra.

2 comentários:

  1. https://lh5.googleusercontent.com/_A9cqBjq1MaE/TY_oS5SSQ3I/AAAAAAAAdLc/Zx1527beqPs/sm%20v.gifhttps://lh5.googleusercontent.com/_A9cqBjq1MaE/TY_yYtpr_mI/AAAAAAAAdL0/gly3fZdigJM/smis%20s.gif

    ResponderExcluir

Bem-vindos todos que chegaram até aqui.
Comentem e compartilhem a sua opinião.
Sintam-se sempre bem-vindos.