Recentemente fiz uma aula onde precisei desenhar algumas frutas.
É um ótimo exercício para trabalhar com vetores e com a ferramenta Bezier.
Então resolvi criar um tutorial para compartilhar minha experiência e para minhas próprias consultas.
Uma dica inicial
Quando usamos a ferramenta elipse, seja o círculo, seja a elipse, são criados apenas 4 pontos de ancoragem. Esses pontos podem ser movimentados para mudar a forma do círculo, apenas na largura e na altura.
Mas às vezes precisamos de mais pontos de ancoragem.
As minhas maçãs eu deixei bem redondinhas, mas caso queira dar uma leve alterada na parte inferior, então precisaremos adicionar 2 pontos novos pelo menos.
Para isso, depois de desenhar seu círculo ou elipse, clique em Edit mode, depois na tecla ctrl e sem soltá-la coloque o cursor no ponto onde deseja acrescentar um ponto de ancoragem até que apareça o seguinte símbolo.
Então sem soltar a tecla ctrl pressione o botão esquerdo do mouse.
Note que já surgiu um novo ponto de ancoragem com uma seta. As pontas da seta são chamadas de pontos de direção. Dei zoom para ficar mais visível:
Se colocarmos o cursor no ponto de ancoragem e empurrarmos para dentro ou para fora, usando o botão esquerdo do mouse, criamos uma curva suave.
Se colocarmos o cursor em qualquer ponta da seta até aparecer o símbolo rotate podemos fazer distorções mais acentuadas.
Os mesmos movimentos podem ser aplicados em qualquer ponto de ancoragem.
Quando estivermos satisfeitos com a forma basta clicar em Apply.
Fica a dica para quem quiser fazer algumas frutas a partir de elipse ou de círculo. Ou se quiser criar outras formas como pétalas, corações, enfim, sem limites para criar.
Desenhando uma maçã
1- Abra uma nova imagem com 400 x 400.
2- Crie um gradiente linear, no background > angle 90 > repeat 1 > fore #a90909 > back #f84a4e.
3- Ative a ferramenta Elipse Tools, faça um círculo médio, deixe para ajustar o tamanho na hora de aplicar o tube.
Deixe o fore ativado e o widht da ferramenta elipse em 1. Isso cria um contorno bem fino, mas pode desativar o fore para deixar uma fruta mais natural.
4- Converta em raster e aplique texture effects > texture > 8Suiza > cor #F9BE40.
5- Inverta o gradiente, colocando a cor escura no centro, desative o fore e ative a elipse tool, agora ativando a elipse, crie uma pequena elipse no topo da maçã:
6- Se quiser aumentar essa elipse altere os valores de radius X e radius Y. Eu aumentei a elipse e alterei o valor de Center X para centralizar minha elipse:
7- Converta a layer vector em raster e aplique gaussiam blur > radius = 2
8- Caso deseje criar uma composição com várias maçãs é bom alterar as tonalidades de algumas. Ative a layer da elipse e merge down com a da maçã.
9- Duplique quantas vezes quiser, renomeie para maçã 1, maçã 2, maçã 3 e assim por diante.
10- Apliquei o plugin Adjust > Variantons, mas poderia ser ferramenta adjust > colorize, adjust > brightness/contrast ou outra ferramenta que altere a tonalidade de um tube.
Eu coloquei-as lado a lado para que possam comparar o resultado.
Em uma aplique Variations > dark clicando 2 vezes em dark (1) e em OK, na seguinte dei 1 clique em original, para remover o efeito no plugin, e dei 2 cliques em yellow (2).
Na seguinte dei novamente 1 clique em original, depois dei 2 cliques em more green (3), por fim dei um clique no quadro original e dei 2 cliques em more blue (4).
11- Vamos iluminar a nossa maçã. Ative novamente a ferramenta elipse, coloque a cor branca no back e desative o fore.
12- Se precisar ajuste o tamanho e aposição mexendo nos valores Radius X e Center X.
13- Clique em Apply, converta para raster e aplique gaussian blur > radius 7.
14- Se tiver feito as alterações de cor, duplique essa "luz" até obter uma para cada cor de maçã.
E se for preciso diminua a visibilidade da "luz" para suavisá-la.
Merge down com a maçã.
15- Para fazer os cabinhos, ative a ferramenta Pen Tool, coloque a cor #a43c18 no fore, desative o back e dê um clique no centro da elipse.
16- Antes de dar o segundo clique no ponto onde deseja terminar o cabinho, pressione o botão esquerdo do mouse e com o botão pressionado dê o segundo clique. Isso vai fazer aparecer a setinha que permitirá que você curve a linha a ser feita.
17- Veja a configuração da ferramenta e a setinha que aparece ao aplicar o segundo ponto com o botão esquerdo pressionado:
18- Se achou que o cabinho ficou muito fino, altere o valor de widht antes de clicar em apply.
19- Também antes de clicar em apply, mova a ponta da seta para alterar a curva do cabinho.
20- Estando satisfeito com o resultado, clique com o botão direito do mouse sobre o cabinho e clique em apply ou clique em apply na barra de ferramentas.
21- Aplique inner bevel no cabinho.
22- Duplique o cabinho para cada cor de maçã. Merge down aos pares.
23- Para fazer as folhas, coloque uma cor verde escura no fore (usei #003C00) e clara no back (usei #CBEBC6).
24- Prepare um gradiente linear no back > angle 90 e repeat 0.
25- Aplique o primeiro ponto onde quer que a folha comece e ao clicar no segundo ponto, pressione o botão esquerdo do mouse e com ele pressionado crie o segundo ponto.
26-Gire a ponta da seta para ajustar a curva a seu gosto.
27- Pressione de novo o botão esquerdo e crie o terceiro ponto. Note que já virei a ponta da seta para a direção onde quero seguir.
28- Quando estiver para fechar a folha não clique sobre o ponto inicial, mas clique milímetros antes porque senão a linha não vai fechar.
29- Depois basta arrastar o último ponto até sobrepor o primeiro, assim vai fechar todo circuito.
30- E antes de clicar em apply, você pode mudar o ângulo e até a cor do gradiente de preenchimento ou mesmo do contorno. Ou a largura do contorno.
31- Para mudar o ângulo do gradiente, clique no back e altere na janela que se abrir.
32- Para mudar a largura do contorno basta clicar em width.
33- Ainda com os nozinhos ativos podemos alterar o formato da folha, bastando arrastar os nozinhos, um a um.
34- Dupliquei meu trabalho para poder deformar a folha e mostrar a funcionalidade da ferramenta bezier.
35- Puxei o antepenúltimo ponto para fora, note que já se formou uma setinha com o ponto no meio. Gire a ponta da seta se quiser mudar a curva.
36- Se não gostar do resultado basta dar undo até voltar ao começo.
37- Folha completa, clique em apply, desative o back e trace a nervura central da folha. Converta a layer vector em layer raster.
38- Para finalizar aplique Art Media Effects > Brush Strokes, com a cor #A49195.
39- Caso queira, duplique a folha, dê mirror e resize a gosto na cópia.
40- Para desenhar a laranja coloque a cor #fac82e no fore e a cor back #f5e81f , criando um gradiente 90 repeats 1 no back.
42- Converta a layer vector em raster, mude a cor do fore para #dd9137 e a do back para #b1db6d.
Selections all > float > defloat.
43- Ative a ferramenta baldinho, crie um gradiente linear no back, angle 90, repeats 0 e ative a textura, usei a textura angela_pontilhados:
44- Preencha a seleção, na mesma layer, com a textura.
45- Se preferir faça a textura da casca com uma cor sólida, usei a cor #faca2d.
46- Ou faça dos dois modos. Compare:
47- Ative novamente a ferramenta elipse, desative a textura, coloque a cor #dd9137 no back e desenhe um pequeno círculo no topo das laranjas.
48- Aplique Gaussian blur > radius 3.
49- Prepare os cabinhos do mesmo modo que os cabinhos das maçãs (passos 15 a 21).
50- Ilumine as laranjas como nos passos 11, 12 e 13. Caso ache necessário, diminua a visibilidade da luz para 85%.
51- Faça as folhas como nos passos 23 a 33, 37 e 38. Eu fiz o gradiente das folhas com repeats 1.
Merge down até unir todos os elementos de cada laranja.
Desenhando um abacaxi
52- Para desenhar o abacaxi usei a ferramenta Pen tool > Draw point to point - Bezier, configurada como no print:
52- Abra uma nova imagem 400 x 400, coloque a cor #E7B345 no fore e a cor #F9F46B no back.
Forme um gradiente linear no back, angle 90, repeats =1.
53- Vá adicionando os pontos de ancoragem sempre clicando no botão esquerdo do mouse antes de criar o ponto seguinte.
Depois de fechar bem toda a volta eu acrescentei um novo ponto de ancoragem na parte inferior do meu abacaxi para poder aumentá-lo harmoniosamente.
Para alterar a forma clique no botão esquerdo do mouse e coloque o cursor no ponto de ancoragem escolhido até que ele assuma essa forma.
Então arraste o ponto de ancoragem na direção pretendida, sempre com o botão esquerdo pressionado.
Não se esqueça que o último ponto de ancoragem para criar a forma deve ser dado antes do ponto inicial para que o último segmento seja bem colocado. Depois de criar o último segmento apenas arraste o ponto final sobre o ponto inicial.
54- Enquanto não clicar em apply você alterar a cor, o gradiente e a espessura da borda. Eu achei que meu gradiente a 90º não estava muito legal, então resolvi colocá-lo a 85º.
55- Para fazer a textura do abacaxi vá em Texture effects > texture canvas simple > cor #97812E, na configuração abaixo:
O abacaxi eu não iluminei.
56- Selections all > float > defloat. Adicione nova layer e aplique cutout, com a cor #799f41 e a configuração abaixo:
57- Para fazer as folhas do abacaxi volte a ativar a ferramenta pen.
Coloque a cor #AB9645 no fore e a cor #E0CF92 no back, faça um gradiente linear no back. Trace a primeira folha.
Clique em apply e converta em raster.
58- Aplique Art Media Effects > Brush Stroke conforme print, com a cor #BF671F:
59- Duplique a folha, dê mirror e ajeite sobrepondo levemente na base. Merge down.
60- Duplique a folha, puxe a cópia mais para cima e dê um resize para 85%, colocando a layer da cópia por baixo da folha original.
61- Por fim, faça uma folha simples no centro, passando-a por baixo das outras layers de folhas.
62- Para desenhar as peras usei a ferramenta elipse.
Coloque a cor #908f00 no fore e a cor #f1f091 no back e faça um gradiente linear, angle 90 e repeats 1 tanto no fore, quanto no back.
63- Trace a elipse, depois clique em Edit mode e crie mais 4 pontos de ancoragem, sempre clicando em ctrl antes de criar cada novo ponto.
64- Vá trabalhando cada ponto de ancoragem, sempre pressionando no botão esquerdo do mouse antes de clicar no ponto, arrastando o ponto na direção desejada e ou girando a setinha para criar ou suavizar uma curva.
65- Estando satisfeita(o) clique em apply.
66- Aqui vou aplicar a textura !cid_039b01c698b9$f94bbd60$4b58fea9@eu, com a cor #C0C000:
Ilumine a pera como nos passos 11, 12 e 13. Merge down.
67- Crie o cabinho como nos passos 15 a 21. Merge down
68- Vá duplicando as peras e, se quiser, aplique o plugin Adjust conforme o passo 10.
Fundo, piso e moldura
Nova imagem 600 x 500, preencha com a cor #f2dcd2.
Junte algumas frutas e dê merge visible. Copie.
Coloque as frutas como nova layer e aplique seamless tiling > default.
Aplique mura's meister > copies.
Seamless tiling novamente. Gaussian blur > radius 20. Merge down.
Plugin medi > sorting tiles.
Reflection effects > rotating mirror.
Seamless tiling > default.
User defined filter > emboss 6 > 2 vezes.
Selections all > modify > Select selections border > 10 px.
Nova layer, preencha com uma cor escura e aplique inner bevel.
Duplique a layer do fundo e aplique mura's meister > perspective tiling.
Reflection effects > rotating mirror.
Drop shadow a gosto.
Salve como jpeg.
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