19/06/2022

Ferramenta Bezier


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura dos tutoriais.


Uma ferramenta incrível com muitas funcionalidades.
    

Material:
imagem 4e71f361334d1d8ae18974c0da089e0b
1677397_1a736bf7b287 - by Ilocam 136 - liveinternet e Alan Giana
35b79387c2f65c13b6b9570888ea8392 e vasos de cerâmica sem menção de autoria
elementos do kit Tinsel town - by Little pixels design e do kit Forest - by Konta Designs (não inclusos)


A ferramenta Bézier recebeu esse nome em homenagem ao engenheiro que criou a ferramenta. Originalmente para a industria automobilística, mas que se provou uma eficaz ferramenta com inúmeras aplicações.
Inclusive nosso PSP não apresenta todos os recursos que essa ferramenta possui, mas com certeza será de grande ajuda no nosso dia a dia.


Usando a régua corretamente

Abra uma imagem de 800 X 800.
View > Rulers. Posicione o cursor na barra lateral até que se torne uma cruz. Com o botão esquerdo do mouse pressionado arraste o cursor até aparecer uma linha azul na vertical.


Agora coloque o cursor na barra superior, bem sobre essa linha azul até que apareça uma cruz branca e clique com o botão direito do mouse.
Note que abriu uma caixinha mostrando a posição da linha azul. Está em 100 px, mas eu quero a linha centralizada, então vou colocar o valor 400.
A cor eu vou deixar azul mesmo, mas se você se sente confortável com outra cor, é só clicar dentro do quadrado "Guide color" e trocar por uma que mais agrade.


Repita esse processo para adicionar uma linha guia horizontal, sendo que dessa vez primeiro coloque o cursor na barra superior para adicionar a linha e depois coloque o cursor na barra lateral para posicionar a linha guia na posição desejada.
Você pode adicionar quantas linhas guias desejar para facilitar a criação de qualquer desenho ou o posicionamento dos elementos da sua criação.
Vamos criar uma figura simples, apenas para começarmos a nos familiarizarmos com a ferramenta.
O modo mais básico de usar a ferramenta é criando pontos de ancoragem e pontos de direção.
Os pontos de ancoragem mostram onde uma curva ou linha reta começa e onde termina. Os pontos de direção irão criar ou deixar essa curva mais ou menos aberta, de acordo com o desenho ou trabalho que iremos criar.
Na caixa de materiais deixe o fore com uma cor que deseje (usei #c13409) e o back nulo.


Antes de começar nosso desenho veja os próximos prints onde criei uma reta bem larga para mostrar os pontos de ancoragem e os pontos de direção.


Os pontos marcados pelas mãozinhas amarelas (1) são os pontos de ancoragem.
Ao clicar ao lado do primeiro ponto de ancoragem (ao lado, não em cima), clicando em ctrl a ponta do mouse assume esse formato de seta com o sinal de + e as letras ADD, e arrastando com o botão central do mouse, sem soltar a tecla ctrl criamos um novo ponto de ancoragem onde quisermos, no nosso caso vamos criar bem no centro.
Ao clicar nesse novo ponto de ancoragem com o botão direito do mouse, podemos escolher o "Node Type" e o tipo de nó, ai surge uma reta com um quadradinho em uma ponta e uma ponta de seta na outra ponta. Esses dois pontos (2, mãozinhas cor de pele) são os pontos de direção.
Ao pousar o mouse em qualquer dos pontos de direção o cursor vira o símbolo de rotate e movimentando esses pontos em qualquer direção criamos nossas curvas.


Veja todos esses passos na imagem abaixo:





Configure a ferramenta como no print. Note que puxei mais 4 linhas guias e deixei a largura da linha (width) em 9.



Coloque o cursor na linha guia central, conforme print, e dê um clique. Esse é o ponto de ancoragem inicial. Como estamos começando vamos traçar um losango.
Então o segundo ponto de ancoragem irei colocar onde o cursor está marcando "End". Ao adicionar o segundo ponto de ancoragem imediatamente vai aparecer uma reta entre os pontos. Não vamos nos preocupar com as curvas por hora.

    

O último ponto de ancoragem deverá ser colocado milímetros antes do primeiro ponto para que o último segmento seja criado.
Mas se deixarmos assim, não conseguiremos preencher o centro com outra cor, nem conseguiremos selecionar nosso trabalho porque haverá uma minúscula abertura ali.
Para fechar essa abertura, clique no botão direito do mouse, pouse o cursor sobre o último ponto de ancoragem e arraste-o até estar sobre o ponto inicial, soltando em seguida. O losango está completo e fechado.

  

Agora vamos transformar as retas em curva. Clique na tecla ctrl e sem soltá-la, posicione o cursor ao lado do ponto inicial e arraste-o até o centro da primeira reta. Você verá que o cursor mudou de forma e você criou um novo ponto de ancoragem.


Clique no novo ponto de ancoragem com o botão direito do mouse, na janelinha escolha "Node Type" e a seguir "Symmetric".
Note que o ponto de ancoragem ganhou uma linha adicional e nas duas pontas dessa linha há dois pontos de direção.
Usando o nó simétrico você movimentará os dois lados do ponto de ancoragem da mesma forma e simultaneamente, e ao colocar o cursor em qualquer dos pontos de direção aparecerá o símbolo rotate.
As curvas serão suaves e acentuadas no centro de cada uma.

  

Mas se eu não quiser fazer a curva nos dois lados ao mesmo tempo ou se eu quiser acentuar uma das curvas recém criadas apenas então a forma é clicar no ponto de ancoragem com o botão direito. escolher "Node Type" e depois escolher o nó "Cusp".
Assim posso movimentar cada segmento da seta separadamente.


  

Se você escolher o "Node Type" e a seguir o "Asymmetric" a parte mais acentuada da curva não será centralizada como no tipo "Symmetric". E mexendo nos pontos de direção separadamente cada curva pode ser editada de uma forma independente, para corrigir pequenas distorções.

  

O "Node Type" "Smooth", para mim, não é muito diferente do "Simmetric", mas quem sabe o que descobriremos sobre ele?

  

Se depois da figura pronta você desejar corrigir ou modificar curvas basta clicar nos pontos de ancoragem e escolher o tipo de nó que usará para a correção.
Também pode adicionar novos pontos de ancoragem. E pode modificar o desenho clicando com o botão esquerdo do mouse e arrastando algum ou alguns pontos de ancoragem na direção desejada.
No segundo print abaixo, que só tem 2 mãozinhas, eu empurrei os dois pontos de ancoragem centrais em direção ao centro da layer, clicando com o botão esquerdo do mouse.

  

Desenho pronto, desative a ferramenta caneta e recolha as linhas guias da régua. Para isso clique na ponta de cada linha, com o cursor direito, até que o cursor vire uma cruz branca.
Na janelinha que abrir clique em "Delete". Faça isso com cada linha criada, uma por vez.


Converta a sua figura em raster e monte sua tag ou salve como shape.



Criando um tube com a Bezier

Configure a ferramenta bezier como no print:


Abra a imagem escolhida no PSP, configure o fore com a cor preta e o back com uma cor clara, mas desative o back enquanto estiver adicionando os pontos.


Adicione os pontos de ancoragem sem se preocupar com curvas. E não se esqueça de colocar o último ponto de ancoragem ao lado do primeiro e depois arrastá-lo, segurando o botão direito do mouse, até que ele esteja sobre o primeiro ponto, fechando assim todo o contorno.


Agora dê um zoom para arrumar as curvas. Coloque o mouse em um ponto de ancoragem segurando a tecla ctrl até que apareça a seta e arraste até o centro do segmento ou até o ponto que desejar.
Escolha o tipo de nó que deseja usar, eu escolhi o Asymmetric.


Vá ajeitando todas as curvas, adicionando pontos de ancoragem (tecla ctrl e botão esquerdo do mouse) e escolhendo os nós de acordo com cada curva que deseja fazer.
Quando todas as curvas e retas estiverem ajustadas (às vezes basta arrastar o ponto de ancoragem para colocá-lo no lugar certo), ative o background, a figura ficará preenchida com a cor do back.



Ative a ferramenta pick e depois selections > From Vector Object. A figura ficará selecionada.
Selection invert, ative a layer original e clique em "Delete". Selection none.




Como em qualquer outra técnica de tubar, procure alguma falha e termine de limpar seu tube.
Salve como .psp imagem ou .png.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos todos que chegaram até aqui.
Comentem e compartilhem a sua opinião.
Sintam-se sempre bem-vindos.