"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" Martin Luther King

28/10/2010

Cadernos

          Para ver as fotos ampliadas, clique sobre elas, com o botão esquerdo do mouse.

          Gosto muito de customizar meus cadernos.
          Gosto de encapar até as pequenas cadernetas, aqueles caderninhos de 10 x 14 cm. Tenho alguns para anotações diversas, inclusive um que uso como agenda. As agendas tradicionais não funcionam muito comigo, não. Muitas folhas ficam em branco. Então, por que não customizá-los?

 
          Para começar, e para ser diferente, eu gosto de juntar 2 ou 3 cadernos e deixar meus cadernos com 400 ou 600 fs. Meio exagerada, não?
         Além disso, gosto de alongar a segunda capa, fazendo uma aba onde colo um velcro para fechar o caderno.

         Para fazer este caderno você vai precisar de:

         - 2 ou 3 cadernos;
         - 2 caixas de filtro de café vazias;
         - cola  branca;
         - cola de farinha;
         - cola de contato;
         - velcro;
         - filtros de café reciclados;
         - verniz para concreto aparente;
         - espiral compatível com a nova espessura do caderno;
         - furador;
         - tecido de algodão ou entretela.


        

        Retire as espirais dos cadernos que você escolheu e coloque o miolo, as folhas pautadas, dentro de um saco plástico.

     

         

Recorte 2 capas novas nas caixas de filtro de café vazias. Costumo colar um retângulo de papelão em cada capa de caderno para reforçar a capa. Separe uma das capas originais para servir de gabarito na hora de furar. Recorte, também, um retângulo de tecido de algodão ou de entretela, no tamanho da capa, para fazer a aba que vai fechar o caderno, se for este o modelo escolhido.
         Recorte 2 tiras com 5 cm de largura pela altura da capa do caderno para fazer a extremidade que levará o velcro que fechará o caderno.



          Cole a capa original com uma capa recortada na caixa de filtro, para fazer a capa da frente do caderno. E cole  a capa original com uma capa recortada na caixa dos filtros, tendo o cuidado de colocar o tecido em uma das extremidades, como mostra a foto. Na outra extremidade cole as duas tiras de 5cm de papelão retirado das caixas de filtros. 

           Tenha o cuidado de colocar os lados impressos tanto da capa de caderno, quanto das caixas de filtros para dentro, face impressa com face impressa, para um melhor acabamento. Deixe a cola secar. Esta colagem faça com cola branca.


           Cubra os dois lados das duas capas, com filtros de café reciclado, desta vez usando cola de farinha de trigo. A cola de farinha de trigo facilita a colagem dos filtros. A cola branca deixa os nossos dedos pegajosos o que pode atrapalhar na hora de posicionar os filtros. E, se for preciso remover o filtro para recolocá-lo em outro lugar a cola de farinha facilita esta manobra.

             




      Depois de colados todos os filtros, aplique uma camada generosa de cola branca sobre toda a capa, de um lado e de outro. Deixe secar e aplique verniz à base de água, deixando secar totalmente.



             Usando a capa de caderno original, que você guardou para usar como gabarito, faça os furos, nas duas capas, para passar a nova espiral. Coloque a espiral nova. Preste atenção, neste momento, para colocar as folhas internas de tal maneira que a aba que alongou a capa traseira fique ao lado direito da capa frontal e a espiral do lado esquerdo. Para isso a parte superior das folhas internas devem estar nesta posição, os furos para a esquerda. 


           

       Recorte a sobra de espiral, depois de abrir e fechar o caderno algumas vezes, para acomodar a espiral. Dobre as pontas da espiral, para que elas não "escorreguem", soltando as folhas. 





             Recorte um pedacinho de velcro com 2 x 1,5 cm e centralize-o na capa frontal, riscando o contorno. Marque na aba da capa traseira tendo o cuidado de colocar na mesma direção, para fechar bem o caderno.
             Aplique cola de contato, tanto nos retângulos que acabou de desenhar, quanto no verso das duas partes do velcro. Espere secar. Cole as tiras de velcro em seus lugares e aguarde mais 24 h para a secagem completa da cola de contato.

           


      Se quiser fazer cadernos sem fecho, apenas cole as duas capas que você vai recortar nas caixas de filtro nas capas originais dos cadernos, sem colar tecido entre elas. 
            


        Este pap serve para cadernos de todos os tamanhos, com capa fechando o caderno ou com capa simples. Só um detalhe vai mudar, se você quiser um caderno com mais de 400 folhas, assim mesmo só se você quiser fechá-lo. Neste caso, tire a medida para recortar o tecido em um tamanho necessario para envolver a lateral do caderno, dando folga suficiente para sobrepor a capa frontal e fechar com facilidade.
             Se gostar, decore a capa com fotos ou imagens.

Print Friendly and PDF


4 comentários:

  1. Muito lindo seus trabalhos e muito bem explicados. Parabéns! Obrigada por compartilhar. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá, muito obrigada pela visita e fico muito feliz que você tenha gostado dos trabalhos e das explicações. Tudo é feito com muito carinho. Aguarde minha visita também e fique à vontade para vir sempre que quiser. Deus te abençoe, também, bjs

      Excluir