19/03/2024

Batch Process no psp 9, no X2 e no X9


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura dos tutoriais.


Desejando aprender a criar com os programas PSP, AS e Xara clique no banner abaixo e participe do Grupo PSP Brasil. Desde o nível iniciantes até o veteranos.



Muitas pessoas baixam programas apenas para visualizar imagens que não aparecem quando abrimos a pasta onde elas estão.
Normalmente costumamos visualizar as imagens com extensão .jpeg ou .png, mas as imagens com a extensão .psp nem sempre são visíveis, apenas o ícone do programa.
Sou uma pessoa que gosta de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, a popular multitarefas.
Para isso é preciso uma certa organização e habilidade em criar uma espécie de linha de produção que agilize nosso trabalho nos poupando tempo.
Meus métodos podem parecer trabalhosos no começo, mas acreditem-me com o tempo tudo fica automático e muito rápido.
Para começar é preciso definir o aplicativo padrão que irá abrir nossos arquivos e depois, caso desejemos visualizar nossos arquivos .psp sem abrir nenhum programa, é preciso salvar todas as imagens através da versão do programa que mais usamos.
E caso tenha mais de ter mais de uma versão dos programas, especialmente do psp, é preciso escolher qual versão irá abrir nossas imagens.
Tenho o psp 9, o X2 e o X9 e é o X2 que mais uso, por isso o escolhi na hora em que o instalei.
Na primeira vez que abrimos uma imagem, depois de instalar um novo programa, o windows pergunta com qual programa desejamos abri-lo.
Se isso não acontecer, podemos fazer o mesmo em "Configurações" do próprio computador.
Depois que fiz isso eu criei uma pasta onde coloco várias subpastas onde guardo os dados dos criadores de tubos, seus termos de uso, banners e, quando há, os arquivos psp desses autores e as autorizações de uso personalizadas.
E quando salvo os arquivos psp eu tomo dois cuidados: o primeiro é salvar os mesmos arquivos em png, só para mim, e converto todos os arquivos em pspimagem de acordo com a versão do programa que estou usando, assim sempre que eu abro qualquer pasta de materiais todas as miniaturas estarão visíveis para mim.
Quando eu tenho vários arquivos para converter eu posso usar a função processamento em lote ou Batch Process, que converterá vários arquivos ao mesmo tempo.
E eu tenho também uma pasta intermediária com várias subpastas: a pasta imagens psp e/ou png e jpeg, onde vou salvando os arquivos retirados de e-mails e outras fontes.
Depois eu arrasto dessa pasta intermediária para a pasta definitiva. 
Assim não corro o risco de ficar com imagens duplicadas, já que o windows avisa se tem outro arquivo com o mesmo nome na pasta definitiva.
Vamos à parte prática.


Minha pasta de tubes originais:


Quando o tubérculo só salva em png eu coloco seu termo de uso, seu banner (quando tem) e o email com a permissão de uso, quando o autor expressa essa condição, na pasta para que na hora em que eu for criar meus tutoriais eu saiba se posso usar e/ou compartilhar suas criações:


Alguns autores colocam seus termos de uso junto com a marca d'água, nesses casos eu salvo os termo de uso ao lado da imagem pspimagem:


Quando o autor salva em psp ou psd, na hora em que eu salvo em png eu também salvo em pspimagem para que sempre que eu abrir a pasta de arquivos psp eu possa visualizar sem nenhum programa adicional.


O programa psp irá avisar que já há um arquivo com aquele nome na pasta e irá perguntar se queremos trocá-lo. Clico em "Sim" e o arquivo novo aparecerá na pasta.


Se o arquivo original for psp ele será substituído pelo pspimagem do programa que você vinculou àquele tipo de imagem.
Se o arquivo original tiver sido criado em psd um novo arquivo será colocado ao lado do original. Nesse caso eu descarto o arquivo original.


Mas NUNCA removo nem a marca dágua, nem o background criado pelo artista.
Criar tubes dá trabalho e nossos artistas merecem respeito, gratidão e admiração.

Minha pasta onde coloco meus arquivos png:


Nessa pasta Imagens png criei pastas para cada tipo de imagens e vou separando as imagens também pelo tipo de elementos.
Por exemplo, quando salvo gráficos separo os gráficos de acordo com os autores, quando são pinturas de artistas conhecidos, ou pelo tema: gráficos rurais, gráficos urbanos, gráficos náuticos, gráficos de fulano, gráficos de sicrano e por ai vai.


Salvar os arquivos em png me ajuda na hora de escolher material para criar minhas versões de outros autores e também na hora de criar um novo tutorial, porque posso ir diretamente aos arquivos específicos para minha criação.
E posso usar até mesmo elementos de autores que não permitem o compartilhamento de seus tubes.
Por isso sempre mantenho o nome dado pelos autores ao arquivo e coloco um "- by fulano de tal" no final:


E atenção: alguns autores colocam pontos no nome de seus arquivos, como por exemplo a Ana Br.
Nesses casos é preciso atenção ao salvar porque o programa psp apaga tudo o que estiver após o primeiro ponto, quando convertemos para outro formato, e os dados originais do arquivo se perdem.
Então na hora de salvar eu substituo os pontos por tracinhos e depois, na hora de usá-los, posso voltar a adicionar os pontos, veja os nomes dos arquivos no print:


Minha pasta intermediária:




Agora se temos muitos arquivos para converter?
Eu prefiro fazer um a um, mas é muito trabalhoso, por isso só faço quando tenho muito tempo livre. Ou quando são poucos arquivos.
Mas é para isso que serve o Batch Process.

A propósito: eu uso mais o psp X2, embora possua o 9 e o 19.
Então as miniaturas na minha pasta de arquivos psp terão o ícone do psp X2.
E é claro que se você usa outra versão e configurou para seus arquivos abrirem nela, faça a conversão na versão do psp que usa.
Veja no final um resumo do processo no psp X9.

Na pasta Montana Kate eu tenho alguns arquivos ainda não convertidos.
Para usar o Batch Process eu vou juntá-los em uma nova pasta:


Em seguida vou em File > Batch Process:


Na janela que abrir eu escolho o tipo de arquivo que desejo e clico e "Options", para escolher a compatibilidade que permita abrir os arquivos novos em qualquer versão psp.
Também marco a opção "New Type" porque é o que quero.

  

Vai abrir uma janela para escolher a pasta e os arquivos que serão convertidos.
Selecione todos, clique em "Select" e todos aparecerão na janela.
Escolha a pasta onde serão salvos antes de clicar em "Start".
Para isso clique em "Browser" ao lado de "Folder":


  

Clique em "Start", vai aparecer a mensagem de que já existem arquivos com esses nomes, clique em "Sim" e aguarde.



Esse aviso vai se repetir para cada imagem que você selecionou. Vá clicando em sim e quando as duas barrinhas estiverem verdes, clique em "OK".


Note que quase todos os arquivos já estão visíveis na pasta escolhida, menos 1.
É que a maioria era arquivo psp e esse 1 era psd.
Então vou convertê-lo isoladamente.



Note que o programa não pediu para substituí-lo e não o fez, mas criou um novo arquivo ao lado.
Eu descarto o original porque tenho milhares de imagens no meu HD externo e vou salvar as imagens também em PNG, mas fica a critério de cada um.
E ai devolvo os arquivos convertidos para a pasta de origem. Minha pasta com arquivos .pspimagem completamente visíveis, sem que precise de um programa para isso.


Notas: 
1- Caso tenha um arquivo que só abre nas versões superiores no meio dos outros o processamento irá parar nesse arquivo e fará um aviso.
Anote o número do arquivo que não é compatível com a sua versão, retire-o da pasta e volte a fazer o processamento dos demais.
Veja no primeiro print abaixo que as duas barrinhas estão completamente preenchidas, mas a numeração mostra que apenas 16 dos 28 arquivos selecionados no começo estão convertidos.
No segundo print o programa mostra qual arquivo travou a conversão dos arquivos restantes. Remova-o da pasta e converta os restantes.




2- Já que eu estava convertendo vários arquivos resolvi experimentar aqueles arquivos que não foram salvos corretamente e só abrem nas versões superiores do psp.
Todas as versões do psp possuem mecanismos para se salvar arquivos psp que possam ser abertos a partir do psp 7, mas nem todos os tubérculos configuram seus psps para isso.
Então juntei 3 arquivos que provavelmente foram salvos no psp X9 ou superior e tentei converter.
Recebi a seguinte mensagem "Could not file F:...":


Ao clicar em OK recebi a mensagem abaixo:


Cliquei em OK e voltou a primeira imagem. Cliquei em OK e a mensagem fechou.


Abri meu psp X9 e converti.





Para salvar em PNG eu faço o mesmo processo: File > Batch Process, escolho o tipo de arquivo, a pasta onde salvar e clico em "Browser" no topo.


Como eu vou salvar arquivos diversos em formato png eu vou salvar na subpasta "Variados", na minha pasta intermediária para depois realocá-los na pasta definitiva, cada um em sua subpasta.
No começo é trabalhoso, mas ao longo do tempo isso fará com que eu não perca tempo na hora de criar.
Veja a sequência:



Todos os arquivos aparecem em formato PNG. Só não esqueça de fechar o olho das layers da marca d'água e do background porque senão eles aparecerão na nova pasta, estragando o png.


E podemos salvar qualquer arquivo em extensão png, mas o Batch Process não cria tubes, ele apenas converte para outra extensão.
Então se está convertendo jpeg para png o fundo vai permanecer.


Um tipo de arquivo que eu gosto de converter para a extensão png é o arquivo brush.
Gosto de abrir minha pasta de brushes e já poder escolher o que vou usar sem precisar abri-lo no psp.
Nessa pasta tenho os arquivos .pspbrush e seus correspondentes scripts.
Então vou adicionar os arquivos .png na mesma pasta.


Escolho a pasta onde enviar os novos arquivos e seleciono os arquivos.

  

Depois é só conferir na pasta.


Rapidez e praticidade são muito importantes para mim.
Perder tempo procurando material desestimula a criação.


Nós podemos renomear os arquivos também no Batch Process, mas nunca faça isso se você não for o(a) autor(a) dos tubes.
Essea função pode ser usada caso você queira montar um kit de materiais, com materiais retirados de sites livres ou criados por você.
Sei que podemos renomear todos os arquivos em uma pasta ao mesmo tempo, mas não podemos mudar a extensão.
Já com o Batch Process podemos mudar não só o nome dos arquivos como também a extensão.
Para renomear na pasta basta selecionar os arquivos, clicar no primeiro com o botão direito do mouse e clicar em "Renomear".
Todos os arquivos serão renomeados. 


E se existirem arquivos com extensão diferentes eles receberão o mesmo número.
O primeiro arquivo é .gif e o segundo é .png.



Com o Batch Process fazemos assim.

Juntei 115 elementos retirados de sites como kisspng, sem autoria, e alguns com autoria mas o kit é apenas para mostrar essa função de renomear.
Caso resolva criar kits de materiais, crie seus próprios tubes e acessórios ou peça autorização dos criadores para usar e renomear os tubes.
Criei o kit apenas para mostrar essa função da ferramenta Batch Process.
Coloque todos os elementos em uma pasta e dê o nome que quiser. Nomeei "Primavera em flor".
Note o nome dos arquivos: são genéricos e não tem marca d'água. Só 3 ou 4 tinham, mas o kit é só demonstrativo.


File > Batch Process, cliquei em browser, procurei a pasta, selecionei todos os arquivos e cliquei em "Select".


Cliquei em "New Type" e escolhi a opção "PNG Portable Network Graphics [*png].
Escolhi a pasta onde salvar os arquivos e cliquei em "Modify".

  

Selecionei a opção "Custom Text" e cliquei em "Add>" para que ela apareça na segunda caixinha.
Só então aparece a caixinha para se colocar o nome dos elementos. 
Adicionei o nome escolhido, deixando um espaço no final para que a numeração não fique grudada no nome.
E não dei OK ainda.




Selecionei a opção "Sequence" e cliquei em "Add>" para que ela apareça na segunda caixinha.
Quando "Sequence" aparecer na segunda caixinha, uma nova caixinha já com o número "01" aparecerá.
Em "Example output" podemos ver como irá ficar o nome de cada elemento, sendo que o número naturalmente será sequenciado.
Agora sim podemos dar OK.



Conferi todos os dados, cliquei em "Start" e aguardei o processamento.


  

Seus arquivos novos serão adicionados na mesma pasta logo após os arquivos originais.


Se eu tivesse escolhido uma outra pasta de destino meus arquivos teriam aparecidos sem os originais na pasta.



Se eu tivesse escolhido a opção "Copy" ao invés da opção "New Type" a opção "Type" ficaria inativa e todos os arquivos da pasta ficariam com a extensão original, mesmo que as 4 opções que mais usamos (.jpeg, .psp, .png e gif) estejam presentes, mas receberiam a numeração sequencial do mesmo modo anterior, o que já é uma vantagem sobre renomear com o botão direito do mouse diretamente na pasta.


E o processo de configurar é o mesmo que o anterior:




E escolha sempre uma segunda pasta para colocar os arquivos renomeados para não ter que descartar os originais.



Veja como nesse modo a pasta fica mais organizada, com a numeração em sequência sem alteração da extensão e sem números repetidos.


Também podemos aplicar scripts para todos os arquivos selecionados.
File > Batch Process e veja a sequência.
Aqui eu selecione todas as imagens que receberão o "Script", marco a opção "Script" e também a opção "Overwrite" para que todos os arquivos sejam substituídos sem que eu precise confirmar um por um.


Em seguida escolho o script e clico em "Start":



Aguardo o processamento e clico em "OK":

  

Todos os arquivos receberão o script escolhido e serão salvos no lugar dos arquivos anteriores.



Caso eu marque a opção "New Type" eu ainda terei as opções "Type" e "Folder" ativas e nesse caso posso escolher se salvo com a mesma extensão ou não e se salvo na mesma pasta ou não.
Se escolher deixar na mesma pasta durante o processo o programa vai me informar que já tem um arquivo com o mesmo nome e se quero substituir o arquivo.


  



Aqui eu apliquei um outro script com efeito mais "visível" em um print apenas para mostrar que todos recebem o mesmo script.
O primeiro que escolhi foi o "Mosaic" e o segundo foi o "Black and white pencil", ambos nativos do psp.


É preciso conhecer bem os scripts para fazer uma boa escolha.

Podemos copiar todos os arquivos para uma outra pasta:


Bom essas são as principais funções do Batch Process.
Divirtam-se.


No psp X9

A ferramenta Batch Process no psp X9 é mais completa do que no X2, então vou mostrar o básico porque esse tutorial já está muito extenso, mas é o suficiente para quem quiser se aventurar e descobrir mais sobre o Batch Process nas versões mais novas do programa.
Há uma função que ainda não descobri no psp X2: reduzir vários arquivos de uma vez, mas nem acho isso essencial para nós.

File > Batch Process


Coloque os arquivos em uma pasta e coloque uma segunda pasta para os arquivos convertidos.


A janela que se abre é diferente.
Tinha uma imagem na janela, mas a fechei antes de printar. Faça o mesmo.
Clique em "+ Add":



Aguarde as imagens serem carregadas.
Quando todas estiverem carregadas clique na próxima aba:


Essa aba é auto explicativa: mostra as opções de funções que temos.
Podemos adicionar informações sobre as imagens, reduzi-las, colocar marca d'água, aplicar borda, script ou o smart photo fix.
Como eu só queria converter para .pspimagem eu apenas passei para a próxima aba.


Nessa aba configuramos como os arquivos serão salvos e onde.
A primeira opção é escolher a pasta, clique na pastinha ao lado da primeira caixinha e escolha a pasta:

  

Em "Filename" marquei "Original".
Em "Naming conflicts" marquei a primeira opção.
Em "File format" escolhi PSPIMAGE apenas para exemplificar o processo e ai fiz as configurações necessárias.
Cliquei em "Options", depois na setinha ao lado de "Save as".
Escolhi compatibilizar com o psp a partir da versão 9, mas parece que o psp X9 não aplica essa determinação a muitos arquivos de uma vez.
É preciso salvar novamente os arquivos um a um para abrirem nas versões mais antigas.
Já salvei arquivos avulsos no X9 e quando fui abri-los no psp X2 só alguns abriram.
Tive que repetir o processo abrindo essas imagens novamente no X9 e salvando para abri no X2.
Coisas do Corel...
Em "Security features" eu não marquei nada.
Tudo configurado, cliquei em "Start".




Apareceu essa mensagem, deixei marcado como está em cliquei em OK.


Aguardei o processamento e quando aparecia a mensagem de arquivo com mesmo nome eu clico em "Sim".



Quando as duas barrinhas verdes estão completas a opção OK fica ativa.
Finalizei o processo.


Todas as imagens apareceram na pasta de destino, e como configurei meu note para abri-las no psp X2 foi esse o ícone que elas receberam, mas elas NÃO abriram no psp X2, apesar da configuração que fiz na hora de salvá-las.
Coisas do PSP X9.
Mas elas aparecem perfeitamente no PSP X9.



E eu salvei novamente os 2 primeiros arquivos no PSP X9 e eles abriram no PSP X2.
Mas os outros continuaram dando erro.




Talvez um dia eu descubra como contornar isso. Ai eu escrevo aqui.
Até lado refarei o processo 2 vezes no PSP X9 se precisar de alguma imagem específica e farei aos poucos para o X9 não chiar.
Divirtam-se!

Processamento no pxp 9

Abaixo uma sequência de prints para quem ainda usa o psp 9.
Não descreverei os passos pois são quase os mesmo que para o psp X2.

  

  


  

  


Se tiver dúvidas ou quiser enviar sua versão, clique no envelopinho abaixo e envie um e-mail:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos todos que chegaram até aqui.
Comentem e compartilhem a sua opinião.
Sintam-se sempre bem-vindos.