13/06/2023

Alterando o tamanho de vídeos


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura dos tutoriais.

Cada rede social e cada plataforma tem um limite máximo de tamanho de vídeo aceitável.
Nos blogs Blogspot por exemplo o limite máximo é de 100 MB e no whatsapp é de 16 MB.
Podemos ajustar qualquer vídeo também usando o movie maker.
Como eu já disse em posts anteriores eu salvo meus vídeos primeiro na configuração para computador e não é raro de acontecer que alguns ultrapassem os 250 MB.
Então, para os blogs preciso dimiuir o peso... no movie maker.


1- Na hora de salvar podemos escolher o formato clicando na setinha ao lado de Salvar vídeo.
2- Rolando a barrinha de rolagem, lá no final, já encontramos botões para salvar os vídeos na configuração de alguns sites.
E ainda podemos criar nossa própria configuração clicando em "Criar configuração personalizada", que é a última opção de salvamento.


Mas, vamos pelo começo.
Como eu criei um blog que é uma galeria dos meus vídeos (tenho mais 2 blogs galeria: um com as tags do meu Recriarte e outro com as tags de tutoriais de várias pessoas, chegou a hora da galeria de vídeos) aproveitei que estava reduzindo o tamanho de meus vídeos para criar esse tuto.
3- Abra o movie maker, clique em "Adicionar vídeos e fotos" e escolha o vídeo que quer adaptar.


4- Aguarde enquanto o movie maker carrega seu vídeo.



5- Quando o vídeo aparecer em preview, ele já estará pronto para ser salvo.


6- Na maioria das vezes que faço o processo para blogs eu escolho a opção Zune HD (para monitor de 720p).
Veja no destaque as informações de saída:
O vídeo terá as dimensões 1280 x 720 pixels, e um tamanho estimado de 37,14 MB por minuto de vídeo.



7- O vídeo que estou reduzindo agora tem 10:06 ou seja se eu usar essa resolução terei um vídeo que o Blogspot não vai aceitar.


8- Então ou eu tento salvar para Celular Simples (grande) ou tento a minha configuração.


A configuração para Celular Simples é boa, mas o vídeo ficará em tamanho médio 854 x 480 px.
Podemos assisti-lo em tela cheia, mas acho que perde um pouquinho em resolução.
Então procurei criar uma configuração que me desse um tamanho de vídeo maior, mas com cerca de 9,00 ou 10,00 MB por minuto de vídeo.
Então vamos em "Criar configuração personalizada".
9- Ao clicar em "Criar configuração personalizada" aparecem os dados de uma configuração básica.
E o tamanho final seria 58,14 por minuto de vídeo.


10- Primeiro vou colocar meu nome na nova configuração, Depois vou mudar alguns dados.
Colocarei o tamanho das seleção alfa que criei, 900 x 528.
E mudarei a Taxa de bits.
11- Feitas as minhas mudanças, clico em Salvar.


12- Vai abrir uma janela para que minha configuração seja salva no diretório do movie maker.


13- Clico em Salvar e minha configuração já está renomeada. Posso clicar em fechar e conferir se ela aparece na lista de opções.



14- Sim, está lá e é hora de conferir o resultado salvando meu vídeo.
15- Bom, a resolução ficou ótima, mas não me livrei das barrinhas pretas laterais, então resolvi criar outra configuração, mudando dessa vez apenas o valor da taxa de bits.


16- Ainda não descobri como deletar as configurações não aprovadas diretamente pelo movie maker, então ao salvar a mais nova configuração printei o caminho da pasta de destino e ao fechar o programa, abri a pasta e deletei os arquivos extras.
Essa pasta fica oculta, então é preciso primeiro configurar o note para mostrá-la.


17- Depois de salvar o vídeo basta adicioná-lo ao post ou enviá-lo para o site de destino, podendo até mesmo ser o Youtube.

Minha pequena galeria de vídeos, Recriando arte digital:


Se tiver dúvidas ou quiser enviar sua versão, clique no envelopinho abaixo e envie um e-mail:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos todos que chegaram até aqui.
Comentem e compartilhem a sua opinião.
Sintam-se sempre bem-vindos.